Bateria Makossa


A Makossa, bateria universitária dos cursos de comunicação da Metodista é formada por alunos e ex-alunos da Metô. Criada para suprir a demanda do calendário desportivo da atlética de comunicação da Metodista, e, para integrar e enriquecer o espírito festivo e lúdico das competições desportivas universitárias.

Fundada em 2004 por alunos dos cursos de comunicação e fisioterapia, a Makossa possui um repertório constituído em sua maioria, por gritos de torcida, cuja criação é dos próprios alunos da universidade, os insanos e organizados "Metolocos". Esses gritos, cantos, canções, sambas, paródias e hinos, evocam a paixão dos alunos pela faculdade, seu curso, seu amor pelo esporte, pelo festejo e o carinho e apreço pelos eventos desportivos que a Metô participa. Com o destaque para os Jogos Universitários de Comunicação e Artes, o "JUCA", no qual há cerca de quinze anos atrás, a Metodista foi sede da primeira edição do evento.

Como já escreveu o historiador, folclorista, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro Luis da Câmara Cascudo, "...povo nenhum vive sem festa..". E festejando, a bateria Makossa e os Metolocos, revelam entre outras coisas, a espontaneidade, a criatividade, a capacidade de organização e constroem grandes histórias, maravilhosos e inesquecíveis momentos, durante esse importante período de formação da vida do universitário e da universitária da Metodista.

Criada com audácia, pioneirismo, tendo a iniciativa e o intuito do "fazer com as próprias mãos" e dando continuidade a idéia de uma bateria de alunos por alunos. A Makossa é dirigida de maneira democrática e aberta para o corpo discente da Metodista, realiza com regularidade ensaios e apresentações em festas, jogos e etc. A partir do ano de 2008 iniciou se a "escolinha", espaço aberto aos alunos da Metodista, onde se estabelece o contato dos indivíduos com os instrumentos de percussão de uma tradicional bateria de escola samba e outros ligados à cultura brasileira, tais como triângulo, berimbau, pandeiro e cuíca.