20 de junho de 2011

Jogar o JUCA [PELO ALUNO]

O post da série "Pelo Aluno" de hoje, é escrito por Eduardo Capelanez(Du Modelo), nele o Du retrata como foi sua trajetória jogando futsal pela COMUNICAÇÃO METODISTA desde 2006, seu 1º JUCA, até chegar em um jogo considerado por muitos o melhor da história em 2010
Antes de entrar na faculdade, quando ainda fazia cursinho e pensava no que fazer da vida, conheci um outro tipo de Jogos Universitários e fiquei com muita vontade de participar de um evento como esse.  Não demorou muito para surgir uma oportunidade. Em 2006, entrei na Metô e vi que meu sonho poderia ser realizado se eu jogasse no JUCA, com mil metolocos ao meu lado. Logo no começo, a minha maior preocupação era descobrir o dia das seletivas de futsal e cheguei até a perder o sono aos sábados imaginando o jogo do domingo de manhã. Era tanta ansiedade que eu chegava a ir virado para os primeiros treinos.
Após cinco meses, o primeiro sonho foi realizado: joguei uma partida no JUCA. Mas como todo desejo concretizado, nós sempre queremos mais depois. Como perdemos logo no primeiro jogo contra os playboys da FAAP (Faltando 3 minutos tomamos o gol de desempate e faltando 4 segundos, o nosso lendário goleiro Atum chutou uma bola na trave, foi por pouco), coloquei na cabeça que não ia desistir. Eu queria vencer um jogo. Apenas um e me tornaria um cara realizado!
A chance era no JUCA de 2007, mas novamente a bola bateu na trave! Perdemos nos pênaltis contra a PUC-SP com um ginásio ensurdecedor e mais de 2,5 mil pessoas. Ok, a esperança é a última que morre. Ainda faltavam dois anos para realizar o sonho. Em 2008, a BA estava no nosso caminho. Estávamos muito bem, time bastante experiente e bem treinado, mas não deu de novo!
3 JUCAs, 3 jogos e 3 anos treinando. Sempre nos piores horários e eu brigando com a namorada para ela entender que o time da Metô era muito importante na minha vida também. E lá fui eu para o meu quarto JUCA (mas não o último, claro. Peguei aquela DP “experi” no quinto semestre). Time totalmente renovado, com sangue novo e a garra de sempre. E aí sim surgiu nossa primeira vitória, emocionante, de virada! Contra a PUCuzão! O troco estava dado. Confesso que chorei, consegui conquistar meu sonho e ter o gostinho da vitória! Mas peraí! Meu sonho não podia ficar só numa simples vitória. Eu ainda queria mais e o sonho do momento era jogar uma final do JUCA! E o próximo jogo era nada mais nada menos que os Mackmerdas. Ficou difícil, mas não impossível. Mas perdemos por um gol e caímos na semi-final. Sonho adiado...
Chegou o JUCA de 2010, meu quinto (último? Talvez!). Ainda devidamente matriculado como aluno por causa da DP, fui para mais uma batalha. Time já experiente do ano passado e ganhamos a primeira contra os caipiras da PUCAMP! Meu Deus! Mais uma vitória para contar para meus filhos! Muita felicidade e muita festa na balada. No dia seguinte, aquela surpresa: Mackmerda de novo? Porra! Era a nossa chance da revanche! Não podíamos errar. O ginásio ficou pequeno de tanta gente, a bateria não parava um minuto e um jogo tenso, MUITO tenso! Começamos atrás do placar, mas conseguimos a igualdade. Ficamos atrás de novo e voltamos a empatar. E faltando apenas 5 minutos, viramos! Seguramos o placar nos eternos 5 minutos e vencemos!!! Era muita alegria, algo que nunca senti na vida! Dá arrepio só de lembrar da sensação de fazer parte dos mais de mil metolocos insanos. Eu até podia dizer: “Hoje é o melhor dia da minha vida”. E saber que está tudo gravado em DVD pela minha então namorada me dá mais alegria ainda, vou guardar pra sempre. E era aquela mesma namorada que teve que aturar os finais de semanas miados por causa do jogo de manhã na casa do chapéu ou os treinos das 9h da madrugada.
Tenho orgulho em saber que fiz parte desse jogo. E no outro dia mais um sonho se realizava. Joguei uma final no JUCA, mas acho que é melhor esquecer, perdemos com um gol bobo e ficamos com a prata (ou Ouro Branco).
E aqui estou eu, em 2011, a poucos dias para o próximo JUCA. Meu sexto e continuo sonhando. Esse ano é Ouro! O futsal vai firme e forte para mais essa missão, com muita garra!
Aprendi nesses anos todos que por mais difícil que seja, sempre devemos sonhar, pois só assim conquistamos o que realmente queremos. Nada é impossível para nós. Só com muita raça e dedicação para superar e jamais desistir!
E esse ano é meu último, ou não...
VAMO METÔ!


Eduardo Capelanez
Publicidade e Propaganda

#OrgulhoMetô
#JucaEm3Dias

Um comentário: